Artigos

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Luvas de Procedimento

INTRODUÇÃO:

Neste artigo explicaremos Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre as luvas de procedimento vendidas no mercado nacional  de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Luvas descartáveis são luvas de uso único geralmente utilizadas para manipulação com material de risco. Existem diversos tipos de luvas descartáveis, podendo ser utilizadas por profissionais que trabalham com produtos de limpeza ou por profissionais da área da saúde.  Seus materiais típicos são: látex, nitrilo e Vinil, principalmente.

Veja abaixo um resumo de cada material.

Luva de Látex

A borracha natural tem sido o material de preferência para a fabricação de luvas usadas nas atividades dos serviços de saúde. Luvas de látex costumam ter preços acessíveis, são confortáveis e oferecem excelente barreira de proteção, principalmente devido à sua habilidade
de auto-oclusão de pequenos orifícios. A desvantagem desse material reside no fato de que alguns profissionais e pacientes desenvolvem sensibilidade e podem apresentar reações alérgicas de gravidade mediana a grave após o uso de luvas de látex. Essas reações podem variar desde uma urticária (reação mediana e localizada da pele) até uma ameaçadora anafilaxia (reação grave e sistêmica). Essas reações estão associadas à hipersensibilidade tipo I, que são causadas por anticorpos específicos para o látex na circulação sangüínea. Essas reações representam as únicas verdadeiras formas de reação alérgica ao látex. No mercado atual exsitem luvas de latex com pó (talco) ou sem. Também estéril e não esteril.

Luva de Nitrila (Nitrilica)
As luvas de borracha nitrílica são um tipo de luva descartável feito de borracha sintética. Eles não contêm proteínas do látex e oferecem uma excelente resistência ao desgaste e aos produtos corrosivos. Esses produtos de segurança são muitas vezes considerados como um dos tipos mais fortes de luvas descartáveis, sendo seguros para as pessoas alérgicas ao látex.

Ao contrário de outras luvas descartáveis, as luvas de borracha de nitrilo têm baixa resistência ao atrito. Tal como acontece com alguns outros tipos de luvas descartáveis, porém, produtos como talco e pó de amido de milho podem ser passados nas mãos a fim de facilitar a colocação das luvas. Os fabricantes dos tipos de luvas nitrílicas produzem essas peças em uma ampla variedade de tamanhos, texturas, comprimentos e espessuras de manga.

Essas luvas são populares por seu alto grau de flexibilidade e resistência aos produtos solventes. Resistentes a muitos óleos e alguns ácidos, as luvas de borracha nitrílica acabam sendo boa escolha para muitos ambientes de manufatura. Geralmente a luva de procedimento nitrílica é fabricada sem pó e na cor azul, porém existem fabricas que produzem na cor branca e roxa.

Luva de Vinil

Produzida em vinil, este equipamento é forte o suficiente para sua reutilização. É econômico.Usar luvas do vinil é uma prática comum em toda a indústria onde as bactérias e os vírus podem ser transmitidos. A indústria de serviço do alimento é um usuário grande de luvas do vinil porque são muito affordable e extremamente eficazes em impedir a propagação dos germes, das bactérias e dos vírus. As luvas do vinil são econômicas e mais fortes do que luvas do latex. O vinil usado em luvas do vinil é um polímero sintético do que é mais resistente a rasgar e a punctura do que o latex. Usado extensamente nas luvas do vinil das indústrias da preparação de alimento e da manipulação de alimento pode dar-lhe uma sensação quase desencapada da mão ao agarrar artigos. Ao contrário do latex, o vinil é uma substância sintética que cause muito raramente uma reação allergic. As luvas do vinil são usadas também extensamente na indústria da limpeza como a barreira de encontro às bactérias e na infecção no restroom e no cleanup material biológico perigoso.

As luvas do vinil vêm em uma variedade dos tamanhos e vêm no pulverizado e o pó dá forma livre. O pó é adicionado a alguns tipos de luvas do vinil de modo que sejam mais fáceis de pôr sobre e o pó possa também ajudar em impedir a perspiração das mãos. É uma indústria – largamente padrão que há geralmente 100 luvas por a caixa e a uma luva caberá ambas as mãos. A luva faz sob medida a escala de pequeno ao meio. As luvas pequenas caberão um tamanho da mão de 8 e abaixo. As luvas médias do vinil caberão um tamanho da mão de 9. As luvas grandes do vinil são servidas para um tamanho da mão de 10 e as luvas grandes extra devem ser usadas para tamanhos da mão de 12 e acima. A desvatangem é embora custem menos que outras luvas sintéticas, não são apropriadas para muitas situações. Para situações que as luvas são apropriadas se torna uma excelente opção.

Conclusão:

Entre os 3 modelos citados vemos que a luva de procedimento nitrílica é a melhor opção, devido a sua resistência quimíca , ser equivalente a luva de latex e ser antialérgica. Sua desvantagem é ter alto custo no qual a maioria dos usuários preferem não investir.

A luva de vinil vem ganhando mercado, também é uma ótima opção ja que Anvisa aprovou esse material para uso em hospitais assim como o latex e a nitrila, para industria alimentícia é a mais indicada. Sua desvantagem é não ser bem ajustada em comparação ao  latex e  nitrílica. Usuários com alergia ao latex também podem aderir ao vinil.

A luva de látex ainda é a mais usada por seu baixo custo, principalente na area da saúde e ajuste bem firme a mão do usuário. A desvantagem desse material reside no fato de que alguns profissionais e pacientes desenvolvem sensibilidade e podem apresentar reações alérgicas de gravidade mediana a grave após o uso de luvas de látex. Sua resistência ao rasgamento também achamos inferior em relação a nitrílica e vinil.

Produtos relacionados na loja virtual

Luva de vinil Danny

Luva sensiflex flex Nitrílica Danny

Luva Talge de Latex

 

Luva Descartavel de vinil

Sobre superepi

Sem informação provida pelo autor da matéria.

21 Comments

  1. Regina Cortez

    Estou iniciando na área de saúde e entrei para fazer uma pesquisa sobre a utilização das luvas de borracha, como por exemplo suas cores e utilizações dentro da área de saúde e achei o site um tanto vago por não responder as minhas dúvidas, Vocês podem melhorar para que os alunos possam entrar e adquirir mais conhecimentos sobre as diferentes luvas existentes no mercado. De qualquer forma, foi informativo.
    Obrigada !

    • Regina Cortez

      gostaria de saber qual a cor em relação as luvas de borracha .

  2. bruno

    Qual a fonte desse artigo? Claramente foi traduzido de algum site estrangeiro. Poderia citar a fonte para para melhor entendimento dos trechos que não foram corretamente traduzidos?

  3. sou alergico a todos os derivados de petrolio e alguns outros produtos semelhantes qual tipo de luvas dessas eu posso usar

    • superepi

      Luiz,

      A MELHOR OPÇÃO SERIA A LUVA NITRÍLICA sem talco.

      obrigado

  4. DENISE

    Boa tarde!!!

    Gostaria de saber qual luva seria indicada para protético,
    para utilização de resinas autopolimerizável ? Pois todas que já usei
    a resina coroe.

  5. Daniel de Vasconcelos Menezes

    Poderia me ajudar? Pois temos em nossa industria uma aplicação de resina nas placas de bateria atraves de seringa e usamos as luvas nitrílicas e assim mesmo existem funcionários com alergias nas mãos que aparenta como bolhas de queimadura, o que podemos fazer para resolver este problema? Acompanhamos e vimos que não exite contato algum na pele com a resina e assim mesmo continua aparecendo esses problemas.

  6. Marielsa

    Usei a luva de vinil e me assutei pois estava com esmalte na unha e ao usar acetona o esmalte derreteu!
    Ela é segura para sangue e outros fluidos corporais?

  7. MARIA DA PAIXÃO

    sou alergica a derivados inidazolicos ,kathon CG, PARAFENILENODIAMINA E TIURAN MIX QUAL LUVA DEVO USAR SOU TEC EM ENFERMAGEN

    • superepi

      Luva nitrílica é a mais resistente para este produtos citados.

  8. Sandra

    Bom dia , gostaria de saber qual a diferença entre luva de latex para procedimento não medico e luva de procedimento não cirúrgico, sei que não cirúrgico é porque não é estéril, mas algumas caixas vem escrito para procedimento não médico , a duvida é, se essa não médico é porque não deve ser usada tbm para dentista, ou se ela só pode ser usada em cabeleireiros, manicure, podologia e estética? e dentistas não ? pois dentistas é claro que em cirurgia usa as estéril , mas para atendimento no dia a dia usa não estéril mas pode usar essa procedimento não médico?

  9. Rosimeire

    Olá tenho alergia a borracha e gostaria de saber qual luvas posso usar para desenvolver em limpezas como uso de EPI.

    • superepi

      Sra Rosimeire,

      a melhor luva seria o modelo de borracha nitrílica sem talco. Com certeza irá resolver sua alergia. Pode ser modelo descartável ou modelo tradicional.

      obrigado.

  10. Nayara

    Na carpintaria, qual a melhor luva a ser utilizada.
    Na empresa eles usam a de lã pigmentada. Mas, o carpinteiro reclamou das ferpas que machucavam igual então dei a de vaqueta.
    Está certo o procedimento? Qual a melhor pra usar?

  11. Obrigado…Eu amo seu post obrigado.

  12. Obrigado…este é um grande recurso.

  13. Alexandre

    Gostaria de saber se a luva de vinil com talco tbm pode ser uma opção para que tem alergia a luva de látex. Ou seja, o talco pode ser um problema?

  14. Laila Breder

    Qual tipo de luva segura para higiene de bolsa de colostomia? A de vinil é segura???

  15. Marly

    Tenho , vitiligo e meu médico me proibiu de usar tudo que é derivado da borracha por conter hidroquinona,pior que estou estéticista e uso várias horas por dia,qual seria a luva indicada no meu caso? Obrigada!!!

  16. BRUNO

    alguem saberia me dizer qual luva usar para procedimento de manutenção de bateria ? usei a nitrilica que tenho mas esta dando leve ardencia nas maos. acho que o acido passou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>