Artigos

Como proteger as mãos contra riscos de alta temperatura ?

shutterstock_159665960
Como proteger as mãos contra riscos de alta temperatura ?

A alta temperatura está presente em uma série de atividades, 3 critérios devem ser levados em consideração na análise que, por fim, decidirá qual luva a ser utilizada para proteger o usuário.

Critérios:

1º Temperatura:

A temperatura é base principal para análise pois quanto mais alta a temperatura mais perigosa é a situação

2º Tempo de Contato

Quanto mais tempo se segura um corpo em alta temperatura, maior o risco de um acidente. O tempo de contato é essencial para determinar qual melhor luva para proteção. Atividades com tempo muito curto de contato com poucos segundos, requerem uma luva menos robusta. Agora, se o tempo de contato for muito longo a luva precisa ser mais robusta para suportar melhor a temperatura.
Em Altíssimas temperaturas, o risco pode ser apenas pela aproximação devido a radiação do calor. Deve-se tomar muito cuidado nessas situações.

3º Produto a ser Manuseado

Se for sólido, pode-se optar um tipo de luva. Se for líquido é necessária uma luva impermeável. Para uma luva impermeável e que proteja altas temperaturas temos no mercado luvas de silicone e que aguentam até 250º, esse modelo tem outra vantagem pois garante a qualidade do produto manuseado porque não o contamina e tem uma vida útil muito mais longa pois pode ser lavada no final do expediente.
No caso do calor condutivo em objeto sólido, temos no mercado as luvas em aramida e grafatex, são luvas robustas e aguentam altas temperaturas de até 500º A aramida tem uma tem baixa baixa condutividade térmica e é uma excelente opção para este risco. Geralmente esses modelos de luvas tem cano longo e protegem a mão e o antebraço do usuário.

Conclusão: Se baseie nos 3 critérios citados acima para ser ter uma proteção segura para suas mãos, hoje no mercado nacional existem muitos modelos de luvas para alta temperatura e na maioria dos fabricantes existem desenvolvedores que podem te auxiliar a escolher o modelo correto.

Modelos Relacionados:

Luva Maxitherm

Sobre superepi

Sem informação provida pelo autor da matéria.

2 Comments

  1. Joclécio Medeiros

    Gostaria de saber o valor das luvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>