Artigos, Destaques

Proteção Respiratória – Uso Incorreto

Proteção Respiratória – Uso Incorreto

Proteção respiratória

Uso Correto de Respiradores e máscaras respiratórias

Hoje vamos abordar um assunto muito importante sobre proteção respiratória. Vou tentar ser um pouco mais objetivo nas palavras pois a maioria das matérias sobre este assunto são mais teóricas e o leitor acaba deixando de ler. Uma coisa que me chama atenção no Brasil é que a maioria das revendas ou distribuidores não tem um treinamento adequado ou até mesmo nenhum treinamento sobre respiradores, máscaras de proteção e os cartuchos adequados para cada atividade, simplesmente querem vender e podem colocar em risco a saúde da pessoa que vai usar.
Então a primeira dica é sempre comprar de uma revenda ou distribuidor que entenda do assunto e que lhe de a confiança que irá usar um respirador com cartucho correto para sua atividade. Existe também a imprudência de algumas empresas que compram qualquer máscara somente para fingir que seus funcionários estarão protegidos o que também é muito grave.

Segunda Dica: Não economizar neste tipo de produto, sabe-se que o uso incorreto de cartuchos mecânicos ou químicos podem ter consequências graves para tua saúde no futuro. Uma boa máscara deve-se ter uma vedação perfeita no seu rosto e o cartucho correto assim sua saúde não correrá riscos dentro do ambiente com contaminantes perigosos.

Terceira Dica: saber qual contaminante correto está em seu ambiente, vemos muitos consumidores ligando e perguntado como exemplo (quero uma máscara para cheiro pois é muito forte) algumas revendas sem treinamento indicam cartucho vapor orgânico por exemplo sem ao menos perguntar qual produto está usando e sem saber o componente químico. Então você consumidor e bato nesta tecla, pegue o produto e veja quais contaminantes estão descritos nele e procure uma empresa de epis que entenda do assunto e se proteja de forma adequada. Para ambientes fechados e com um risco maior o ideal é fazer uma medição pois se passar do limite de tolerância é necessário partir para um respirador de ar comprimido ou motorizado.
Existe também o teste de vedação que é muito pouco usado pelas empresas devido ao seu alto custo, porém é uma forma perfeita de saber se a máscara está totalmente vedada o equipamento ajuda a satisfazer os requerimentos de um PPR e é fácil de usar durante treinamentos sobre proteção Respiratória ou simplesmente para garantir a selagem do respirador à face.

Outra questão importante é a vedação da máscara, se ela não estiver bem moldada a seu rosto de nada vai adiantar ter o filtro correto com a máscara inadequada. O ideal é, o respirador vedado corretamente ao seu rosto com o filtro correto. Existem algumas máscaras por tamanho onde é o mais ideal pois cada pessoa tem um formato de rosto diferente.

Proteção Respiratória é uma matéria muita ampla pois envolve vários quesitos importantes e com certeza daria um livro sobre este assunto, nesta matéria tentamos mostrar um pouco da imprudência que acontece no mercado de epis tanto do consumidor, empresas e vendedores. O Brasil cresceu muito na área de equipamentos de proteção individual, porém está faltando mais informações aos usuários. Concluindo quando for adquirir uma proteção respiratória, a primeira coisa a se fazer é: saber no ambiente que está trabalhando o contaminante correto e com esta informação procurar uma revenda treinada que lhe informe precisamente se vai precisar de um respirador descartável, semi-facial ou full face e o principal: o cartucho correto pois nada vai adiantar comprar a melhor máscara com um filtro incorreto , vou dar um exemplo: alguém lhe vender um cartucho químico onde seu ambiente lhe exige uma proteção de filtro mecânico ou vice e versa. Está comprovado que a inalação de certos componentes químicos ou mecânicos como partículas tóxicas por um longo período pode trazer consequências trágicas para sua saúde.

Fonte : Marcelo Conde ( Técnico de segurança Super EPI)

Sobre superepi

Sem informação provida pelo autor da matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>