Artigos

Como usar e escolher óculos de segurança?

Hoje vamos falar sobre como escolher e usar óculos de segurança.

Ós óculos de segurança mais utilizados no mundo são os com lente em policarbonato . As vantagens do óculos policarbonato são alta resistência, leveza e durabilidade comparados aos demais tipos de óculos. Alguns critérios podem ajudar a selecionar os óculos de policarbonato corretos, para que haja redução de acidentes.

Primeiro – o policarbonato deve ser virgem e de boa qualidade. Deve ser completamente transparente, não ter nenhum tipo de mancha , diferença de tonalidade, risco ou qualquer outra alteração. Qualquer alteração pode causar dificuldade de visão, distorções, mínimas ou relevantes, além de dor de cabeça e riscos a visão

Segundo – A lente e armação devem ser livres de rebarbas. Os óculos, seja na lente ou na armação, não devem ter qualquer tipo de rebarba . A rebarba demonstra um problema de acabamento e um risco ao úsuario.

Terceiro – Os óculos devem possuir um tamanho adequado para atividade . Quanto ao tamanho adequado, há que se pensar que há diferentes formatos de rosto, o mais importante é um bom encaixe na face. Mas nas atividades mais perigosas é mais seguro utilizar óculos com lentes maiores. As lentes pequenas devem ser utilizadas em áreas de baixíssimo risco.

Quarto – Devem possuir proteção anti-risco. Uma qualidade que devia ser padrão mas hoje é uma raridade. Óculos de segurança sem proteção anti-risco tem suas lentes danificadas muito mais rapidamente tendo que ser descartados em um curto período  de uso. Elas duram 3 vezes mais quando comparadas as lentes sem tratamento anti-risco.

Como Identificar sem uma lente possui anti-risco ou não?

é simples, procure qualquer tecido com textura áspera e passe sobre as lentes, se elas arranharem com certa facilidade, os óculos não possuem anti-risco.

Quinto- Devem possuir cordão de segunrança.

As principais regras gerais para óculos de segurança são:

1. Não retirar  equanto estiver em atividade ou em áreas com risco, mesmo que seja apenas de passagem. Portanto aproximou-se da área, coloque seu óculos de proteção.

2. Sempre usar óculos em perfeito estado e sem partes soltas. As lentes não devem estar arranhadas, trincadas ou sujas.

3. Sempre escolher óculos de lentes com tratamento anti-risco, pois ele garante uma vida útil muito mais longa aos óculos e protegem o usuário de utilizar lentes arranhadas que podem afetar sua visão.

4. Os óculos devem proteger toda área dos olhos , então escolha uma modelo que se adpta melhor ao seu rosto.

5. Uma opção é escolher óculos com regulagens de comprimento e altura das hastes. Ajudam acomodar melhor os óculos á sua face.

6. Procure sempre usar cordão de segurança. Ele evita que você fique distante deste EPI, mantendo os óculos pendurados quando não estiver na área. E, também, evita acidentes como a queda dos óculos em maquinário, alimentos químicos.

Uma dica importante é que o cordão de segurança em hipótese alguma deve ser fixado, colado ou amarrado aos óculos de proteção. Ele deve apenas estar encaixado e pronto para desencaixar em caso de qualquer ”puxão”.

7. Quanto ás cores das lentes , as regras são:

ÓCULOS INCOLOR – PARA AMBIENTES INTERNOS CLAROS. MAS PODE SER UTILIZADO EM AMBIENTES EXTERNOS DESDE QUE NÃO EXISTA LUZA SOLAR INTENSA. Exemplo: em dias muito nublados, nos quais uma lente escura pode comprometer a visão.

ÓCULOS CINZA FUMÊ OU VERDE– SÃO PARA AMBIENTES EXTERNOS COM LUMINOSIDADE INTENSA (SOLAR OU ARTIFICIAL) DESDE QUE NÃO SEJA DE SOLDA OU INFRAVERMELHO.

ÓCULOS AMBAR(AMARELO) – SÃO PARA AMBIENTES DE BAIXA LUMINOSIDADE. Exemplo: o usuário que trabalha em período noturno, em ambiente externo como motoristas ou operários.

ÓCULOS VERDE SOLDADOR – EXISTEM TAMBÉM AS LENTES VERDES PARA INFRAVERMELHO E SOLDAS, MAS SÃO LENTES ESPECÍFICAS.

CONCLUSÃO: NA HORA DE SELECIONAR OS ÓCULOS DE SEGURANÇA, TAMBÉM DEVE SER OBSERVADO O RISCO QUE ATIVIDADE OFERECE E OS ÓCULOS DE SEGURANÇA QUE MELHOR SE ADPTAM. AS ÁREAS DE MAIOR RISCO, COMO EM ATIVIDADES COM MÁQUINAS E PEÇAS VOLANTES REQUEREM ÓCULOS MAIORES. PARA RISCO MUITO BAIXO COMO APENAS SEPARAÇÃO DE PRODUTOS PODE -SE OPTAR POR ÓCULOS MENORES.

AUTOR: EDUARDO MAÇEDO

LINKS RELACIONADOS:

http://www.superepi.com.br/oculos-s28/

 

 

 

Sobre superepi

Sem informação provida pelo autor da matéria.

9 Comments

  1. Luiz Lopes

    Bom dia,

    Gostaria de saber se procede a seguinte informação:
    – Quando colaborador sente dores de cabeça, tonturas ao utilizar óculos de segurança (óculos sem alteração) o mesmo deve ter algum problema de visão?
    -Consequentemente deve utilizar óculos de grau e o sobre por ou óculos de segurança diferenciado com grau (similar dele).

    Obrigado pelo esclarecimento
    Luiz Lopes

    • superepi

      Oi,

      Geralmente sim, porém dores de cabeça pode se associar a vários outros tipos de doença. Caso o motivo seja este no mercado existe opções de óculos de segurança para graduação como no exemplo abaixo e pode resolver o problema do usuário.

      http://www.superepi.com.br/oculos-graduados-s148/

      obrigado

  2. ZANNY

    Bom dia! Muito bom a matéria. Simples de fácil entendimento.

  3. LUIZ

    QUANDO O COLABORADOR SE NEGA EM RECEBER O OCULOS PQ O MESMO JA USAR OCULOS DE GRAU OQ DEVER SER FEITO

    • superepi

      Oi Luiz,

      É recomendado que o operador assine uma carta que está negando o uso de óculos de proteção, pois no mercado já existe opções de óculos de segurança para adaptação de grau. Deste modo evitará problemas futuros em caso de acidente.

  4. ana

    Os oculos estavam causando bastante dor ocular devido ao reflexo d lampadas na lente. Colocando uma fitapreta na lateral evitou a entrada de reflexos porem a visao lateral ficou tampada de forma q vemos apenas o que esta em nossa frente. Isso pode ser prejudicial?

    • superepi

      Oi Sr.a Ana,

      Pode Prejudicar Sim, não é recomendado utilizar desta maneira. A melhor opção é investir em um óculos de proteção anti-reflexo.

      obrigado.

  5. Lais

    Eu nunca usei óculos, a partir do momento que comecei usar óculos branco de proteção minhas dores de cabeças começaram.
    Esse óculos ao invés de.proteger pioraram minha visão.

    • superepi

      Olá,

      Tudo bem? Os óculos de proteção não tem nenhuma restrição para uso pois ele não apresenta grau e não haveria motivo para este sintoma. Talvez a luminosidade do local pode causar este problema e seria melhor usar um cor escura ou caso contrário verificar com seu oftalmologista o que pode estar causando isto.

      obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *